terça-feira, 19 de julho de 2011

Dica da Semana: Batata

Quem não gosta de uma batatinha frita? Ou de um purê de batatas? Batata é uma unanimidade, todo mundo gosta! E por isso ela foi escolhida para as dicas da semana! Aproveitem!

1. Não jogue fora as cascas de batata. Frite em óleo quente, tempere com sal. E sirva como aperitivo.
2. Corte as batatas em fatias grossas, coloque para fritar em óleo bem quente e adicione um pouco de sal. As batatas ficarão coradas e sequinhas.
3. Você pode obter um excelente adubo para as suas plantas batendo no liquidificador uma porção de cascas de batatas.
4. Para salgar as batatas fritas de maneira uniforme, coloque dentro de um saco de papel com uma porção de sal. Depois, sacuda por alguns segundos. Desse modo, você tempera e enxuga as batatas numa só operação.
5. Coloque as batatas já cortadas no congelador por meia hora antes de fritar. Elas ficarão secas e macias.
6. Faça um pequeno corte na casca das batatas antes de assar. Assim, elas não se quebrarão.
7. Para dar um sabor especial a qualquer prato com batatas cozidas, coloque na água de cozimento alguns cravos-da-índia.
8. Se você colocar duas rodelas de cebola nas batatas fritas, pouco antes de tirar do fogo, elas ficarão com um sabor especial.
9. As batatas assadas ficarão mais saborosas e suas cascas não racharão se você passar um pouco de manteiga ou gordura de bacon antes de assar.
10. Para fazer um purê não é necessário descascar as batatas. Basta espremer as batatas cozidas, com cascas e ainda quentes, num espremedor comum. As batatas serão espremidas normalmente e as cascas ficarão dentro do espremedor.
11. Se você quiser que as batatas grandes cozinhem por igual, fure uma por uma com um garfo, antes de colocar na panela e levar ao fogo. Dessa maneira, as batatas ficarão perfeitas e não racharão.
12. Corte as batatas em rodelas bem finas e deixe de molho em água com vinagre durante quinze ou vinte minutos. Enxugue e frite com óleo quente, sem sal. Elas ficarão bem sequinhas.
13. Para fritar batatas mais rapidamente, enxugue-as num pano de prato. Isto fará também com que elas não grudem.
14. O purê de batata ficará mais saboroso se você acrescentar uma clara batida em ponto de neve às batatas já cozidas e amassadas.
15. Se você quiser que o purê de batata fique com uma boa consistência, sem ficar mole, coloque um pouco de leite em pó.
16. Acrescente ao purê de batata uma colher de chá de fermento em pó. Bata bem com um garfo e leve ao forno por alguns minutos. O purê crescerá, ficando leve e cremoso.
17. Para tirar o excesso de óleo das batatas fritas, coloque-as sobre um papel absorvente ou guardanapo de papel, antes de servir.
18. Para as batatas não escurecerem depois de descascadas, coloque as numa vasilha com água fria.
19. Para as batatas não escurecerem no cozimento, coloque na água algumas gotas de limão ou de vinagre ou de leite ou ainda pedacinhos de cebola.
20. As batatas não se desmancharão se você colocar, na água de fervura, azeite na seguinte proporção: para cada meio quilo, três colheres de sopa de azeite e sal a gosto.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Inverno no Rio


O inverno no Rio está quase glacial! Com esse frio todo é impossível não pensar em uma boa sopinha, um creme quentinho e foi assim que essa semana, uma amiga me convidou para uma sopinha. Ela queria uma canja, que mesmo sem estar doente, é uma delícia! Andamos, andamos e paramos em frente ao Degrau, restaurante tradicional no Leblon. E foi lá mesmo que matamos o nosso desejo! Pedi um Caldo Verde e ela a Canja. Os dois pratos vieram bem quentes e muito bem servidos. Duas pessoas podem dividir a canja e o caldo verde é individual. Estavam bem temperados e realmente uma delícia! A única observação é sobre o caldo verde, que na verdade era um creme verde, mas nem por isso deixou de estar saboroso!
A dica é: sopinhas e cremes no restaurante Degrau!
Degrau Restaurante
Av. Ataulfo de Paiva, 517 - Leblon