segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Dia do Pão de Queijo

Fazendo minha leitura diária pelos sites, descobri que hoje é dia do Pão de Queijo. Isso mesmo, até pão de queijo tem dia!!! Viva o comércio!!!
Tudo começou com um concurso do melhor pão de queijo, no programa da Ana Maria Braga em 2007. Foram tantas as receitas enviadas de vários estados do Brasil, que no dia 17 de agosto seria eleito o melhor pão de queijo caseiro e com isso, seria também o Dia do Pão de Queijo. Nessa onda, várias lojas aderiram e até hoje fazem promoções para atrair os gulosos.
E nada mais justo, segue uma receitinha tirada do site. Espero que gostem!
E viva o pão de queijo, uai!!!

Pão de Queijo Mineiro
Ingredientes:
1kg de polvilho doce
800g de queijo curado ralado (pode ser encontrado com facilidade nas feiras de rua)
400ml de leite
150ml de óleo
1 colher de sopa de sal
10 a 12 ovos

Modo de preparo:
Coloque o polvilho em uma bacia grande, para garantir a mobilidade das mãos e facilitar o preparo. Espalhe 1 colher de sopa de sal em cima do polvilho.
Enquanto isso, coloque o leite e o óleo em uma panela e leve ao fogo até levantar fervura. Quando isso acontecer, chega a hora de escaldar o polvilho. Despeje o leite fervido com o óleo no polvilho. Deixe esfriar um pouco para não queimar as mãos.
Acrescente o queijo à massa e, por último, os ovos. Coloque os ovos de 1 em 1, e amasse sempre. A quantidade máxima depende um pouco do tamanho do ovo.
Normalemente usa-se 10. Os ovos devem ser colocados até a massa ficar macia e com uma consistência que permita ser enrolado.
Pré-aqueça o forno, enrole os pães de queijo (não se esqueça de untar à mão, com óleo) e coloque para assar até ficar dourado. Pronto.
Manteiga ou requeijão acompanham bem.

4 comentários:

  1. O pão de queijo tem uma cara ótima. Mas quando vejo que o programa da Ana Maria Braga pode servir de motivação para se criar um dia de qualquer coisa que seja, eu me preocupo. Bjoca!

    ResponderExcluir
  2. Regina Szwarcfing17.8.09

    Com dia ou sem dia é uma delícia engordante!
    Por essas e outras que eu não consigo acertar o meu Perfil.....
    Bjosssssss

    ResponderExcluir
  3. Renato Wrobel18.8.09

    Adorei o texto, mas tenho que concordar com o Andre Buck. Ana Maria Brega fazer com que um dia aleatório vire Dia Do Pão de Queijo é o fim da picada. Uma vez comi um hamburguer em um mega pão de queijo que foi uma das iguariais mais gostosas que ja provei

    ResponderExcluir
  4. Andréa18.8.09

    Também concordo com o André e acho que esse dia do pão de queijo, só deve ter sucesso mesmo na cidade da receita vencedora! Por aqui nunca vi nada e nunca ouvi falar nesse tal dia.
    Mas enfim, não custa informar!
    E viva o pão de queijo!!!!!

    ResponderExcluir