quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Shana Tová!


Conhecido como o Ano Novo judaico, o Rosh Hashaná é uma festividade celebrada no primeiro mês do ano do calendário hebraico, Tishrei. Como toda festividade judaica, as refeições são alegres e compostas de algumas simbologias. Tradicionalmente, as famílias se reúnem na véspera do Rosh Hashaná em volta de uma mesa coberta por uma toalha branca, velas são acesas pela mãe e o Kidush (prece da santificação) é realizado pelo pai.
Selecionei uma receitinha muito gostosa, o Tarte tartin de Rosh Hashaná (site da UOL). É um hábito milenar mergulhar a maçã no mel no Rosh Hashaná, pelo desejo de um ano novo doce e foi sintetizado pela praticidade nesta torta invertida.
Shana Tová!!!

Tarte tartin de Rosh Hashaná
Chef Breno Lerner

Para a massa:
3 ovos
3/4 xícara (chá) de açúcar mascavo
3/4 de xícara (chá) de azeite
3/4 de xícara (chá) de mel
3/4 de xícara (chá) de suco de maçã aquecido
3 e 1/3 de xícara (chá) de farinha
1 colh (chá) de fermento
1 colh (chá) de bicarbonato de sódio
1 colh (chá) de canela
1 colh (chá) de cravo em pó

Para a cobertura:
2 a 3 colh (sopa) de azeite
1/3 xícara (chá) de açúcar mascavo
3 maçãs sem pele e sementes cortadas em rodelas de 0,5 cm de espessura

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Prepare a cobertura: unte bem a forma com o azeite. Polvilhe o açúcar mascavo por todo o fundo da assadeira. Arrume então as fatias de maçã de forma compacta e decorativa.
Prepare a massa: bata os ovos com o açúcar por 5 minutos. Coloque o azeite e o mel, sem parar de bater. Bata até ficar macio e uniforme. Adicione então o suco de maçã aquecido e misture bem.
Numa tigela a parte, peneire a farinha com o fermento e o bicarbonato. Acrescente a canela e o cravo.
Misture a massa seca à molhada, mexendo até obter uma massa lisa. Despeje então sobre as maçãs e asse por 45 minutos. Faça o teste do palito, se ele sair seco está pronto.
Deixe esfriar e vire a torta sobre um prato bonito. Se estiver usando uma forma de aro removível retire o aro.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Pódio das Frutas

Todos sabem que comer frutas faz muito bem para a saúde e todas elas tem uma função específica no nosso organismo. Por isso resolvi postar o Pódio das Frutas para que todos possam fazer bom uso delas.




As mais energéticas:
açaí (495 kcal em 1 tigela pequena), abacate (235 kcal em 1/2 unidade), caqui (90 kcal por unidade) e figo (90 kcal por 3 unidades)

As menos energéticas:
melão (20 kcal em 1 fatia) e pêssego (25 kcal em 1 unidade)

As mais ricas em fibras:
açaí (35 g em uma tigela pequena) e goiaba (10 g em 1 unidade)

As mais ricas em carotenóides:
manga (3600 mcg em 1 unidade) e caqui (1800 mcg em 1 unidade)

As mais ricas em vitamina E:
abacate (230 mg em 1/2 unidade) e açaí (90 mg em 1 tigela pequena)

As mais ricas em potássio:
banana (350 mg em 1 unidade) e uva (296 mg em 1 xícara)

As mais ricas em vitamina:
goiaba (370 mg em 1 unidade) e morango (110 mg em 1 xícara)

As mais ricas em cálcio:
açaí (236 mg em 1 tigela pequena) e tangerina (40 mg em 1 unidade)

As mais ricas em magnésio:
abacate (100 mg em 1/2 unidade) e banana (30 mg em 1 unidade)

As mais ricas em ferro:
açaí (25 mg em 1 tigela pequena) e amora (5 mg em 1 copo médio)

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Dica da Semana - Feijoada


Feijoada

1. Para tirar o excesso de sal da feijoada, adicione uma pitada de açúcar.
2. Engrosse o caldo da feijoada acrescentando uma colher de sopa de maisena diluída em um copo de água morna.
3. Para a feijoada ficar mais leve, acrescente um copo de caldo de laranja, quando ela já estiver pronta.
4. Para tirar a gordura excessiva da feijoada, adicione, durante a fervura, um limão-galego, inteiro e com casca, cortado em cruz. Antes de
servir a feijoada, retire o limão.
5. Faça uma feijoada rápida, sem deixar as carnes salgadas de molho, usando metade das carnes frescas. Elas absorverão o sal, dando o ponto certo ao tempero.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Dica da Semana: Batata

Quem não gosta de uma batatinha frita? Ou de um purê de batatas? Batata é uma unanimidade, todo mundo gosta! E por isso ela foi escolhida para as dicas da semana! Aproveitem!

1. Não jogue fora as cascas de batata. Frite em óleo quente, tempere com sal. E sirva como aperitivo.
2. Corte as batatas em fatias grossas, coloque para fritar em óleo bem quente e adicione um pouco de sal. As batatas ficarão coradas e sequinhas.
3. Você pode obter um excelente adubo para as suas plantas batendo no liquidificador uma porção de cascas de batatas.
4. Para salgar as batatas fritas de maneira uniforme, coloque dentro de um saco de papel com uma porção de sal. Depois, sacuda por alguns segundos. Desse modo, você tempera e enxuga as batatas numa só operação.
5. Coloque as batatas já cortadas no congelador por meia hora antes de fritar. Elas ficarão secas e macias.
6. Faça um pequeno corte na casca das batatas antes de assar. Assim, elas não se quebrarão.
7. Para dar um sabor especial a qualquer prato com batatas cozidas, coloque na água de cozimento alguns cravos-da-índia.
8. Se você colocar duas rodelas de cebola nas batatas fritas, pouco antes de tirar do fogo, elas ficarão com um sabor especial.
9. As batatas assadas ficarão mais saborosas e suas cascas não racharão se você passar um pouco de manteiga ou gordura de bacon antes de assar.
10. Para fazer um purê não é necessário descascar as batatas. Basta espremer as batatas cozidas, com cascas e ainda quentes, num espremedor comum. As batatas serão espremidas normalmente e as cascas ficarão dentro do espremedor.
11. Se você quiser que as batatas grandes cozinhem por igual, fure uma por uma com um garfo, antes de colocar na panela e levar ao fogo. Dessa maneira, as batatas ficarão perfeitas e não racharão.
12. Corte as batatas em rodelas bem finas e deixe de molho em água com vinagre durante quinze ou vinte minutos. Enxugue e frite com óleo quente, sem sal. Elas ficarão bem sequinhas.
13. Para fritar batatas mais rapidamente, enxugue-as num pano de prato. Isto fará também com que elas não grudem.
14. O purê de batata ficará mais saboroso se você acrescentar uma clara batida em ponto de neve às batatas já cozidas e amassadas.
15. Se você quiser que o purê de batata fique com uma boa consistência, sem ficar mole, coloque um pouco de leite em pó.
16. Acrescente ao purê de batata uma colher de chá de fermento em pó. Bata bem com um garfo e leve ao forno por alguns minutos. O purê crescerá, ficando leve e cremoso.
17. Para tirar o excesso de óleo das batatas fritas, coloque-as sobre um papel absorvente ou guardanapo de papel, antes de servir.
18. Para as batatas não escurecerem depois de descascadas, coloque as numa vasilha com água fria.
19. Para as batatas não escurecerem no cozimento, coloque na água algumas gotas de limão ou de vinagre ou de leite ou ainda pedacinhos de cebola.
20. As batatas não se desmancharão se você colocar, na água de fervura, azeite na seguinte proporção: para cada meio quilo, três colheres de sopa de azeite e sal a gosto.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Inverno no Rio


O inverno no Rio está quase glacial! Com esse frio todo é impossível não pensar em uma boa sopinha, um creme quentinho e foi assim que essa semana, uma amiga me convidou para uma sopinha. Ela queria uma canja, que mesmo sem estar doente, é uma delícia! Andamos, andamos e paramos em frente ao Degrau, restaurante tradicional no Leblon. E foi lá mesmo que matamos o nosso desejo! Pedi um Caldo Verde e ela a Canja. Os dois pratos vieram bem quentes e muito bem servidos. Duas pessoas podem dividir a canja e o caldo verde é individual. Estavam bem temperados e realmente uma delícia! A única observação é sobre o caldo verde, que na verdade era um creme verde, mas nem por isso deixou de estar saboroso!
A dica é: sopinhas e cremes no restaurante Degrau!
Degrau Restaurante
Av. Ataulfo de Paiva, 517 - Leblon

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Creme de cenoura



Com esse friozinho que está fazendo aqui na região sudeste, nada mais adequado que um creme bem quente! Hoje escolhi fazer um creme de cenoura. Tinha na geladeira um pote de cenouras cozidas e cortadas em cubinhos, e me veio a idéia. Aí vai a receitinha.


Bati no liquidificador a cenoura já cozida com um copo de água quente e com meio cubinho de caldo de legumes, ( ou o que voce tiver no armário ). Coloquei alguns temperinhos tipo salsinha seca, pimenta moída, sal e azeite. Pronto o creme, coloquei num potinho, esquentei no microondas e acrescentei uma colher de sobremesa de requeijão. Ficou uma delícia!!! Também fica muito bom ralar um pouco de gengibre e acrescentar ao creme. Dá um sabor todo especial!


Espero que gostem!

Bom apetite!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Frango ao Creme de Mandioca

Frango ao Creme de Mandioca

Ingredientes:
- 1 Frango Inteiro
- 1 pacote de Mandioca Palito (400g)
- 4 colheres (sopa) de Manteiga
- 1 caixinha de Creme de Leite (200g)
- 4 tomates picados
- 1 vidro de leite de coco
- 1 xícara (chá) de salsa picada
- 1 limão
- Sal a gosto

MODO DE PREPARO:
Descongele o frango e retire os miúdos. Corte-o em pedaços, tempere com o sal e o limão. Deixe marinando por 1 hora.Cozinhe a mandioca em água e sal. Retire da panela e bata no liquidificador com a água que sobrou do cozimento.Em uma panela, aqueça a manteiga e doure os pedaços de frango. Reserve aquecido. À parte, junte os tomates, o creme de mandioca batido, o leite de coco e leve ao fogo por 15 minutos. Por último, junte o creme de leite e misture bem. Acrescente o frango e finalize o cozimento.
Salpique a salsa e sirva a seguir.
(receita site UOL)

Minha dica: Pode-se fazer essa receita com o peito de frango.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Feira Abup


Todo os anos acontece em São Paulo a Feira Abup. A feira mostra os últimos lançamentos de utilidades domésticas, presentes e decoração. Vale a pena conferir o link.

http://casaeimoveis.uol.com.br/album/abup_marco_2011_lucas_lima_album.jhtm#fotoNav=1


Espero que gostem!

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Dica da Semana - Alho


A maioria deve conhecer algumas dessas dicas, mas não custa lembrar. E para quem não conhece, aí vai:

ALHO

1.Coloque os dentes de alho descascados dentro de um vidro com óleo de cozinha. Assim, eles não ficam ressecados e o óleo pode ser usado depois como molho para saladas.


2. Para facilitar o seu trabalho, amasse os dentes de alho com sal e guarde num pote bem fechado, na geladeira. Assim, quando você precisar ele já estará pronto.

3. Deixe os dentes de alho de molho em água durante dez minutos antes de usar. As casquinhas se soltarão facilmente e você não ficará com cheiro de alho nas mãos.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Dica da Semana - Abacate

Quando você cortar o abacate e usar apenas uma de suas partes, coloque um pouco de farinha de rosca na superfície da outra parte para ela não escurecer.

Para o abacate cortado não escurecer, passe uma camada fina de manteiga na superfície da parte cortada.

O creme de abacate não escurece se você colocar dentro da vasilha o próprio caroço do abacate, ou uma colher de aço inoxidável, e guardar na geladeira.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dicas da Semana - Arroz

• Se você esquecer-se de colocar sal no arroz e ele já estiver cozido, misture a quantidade de sal para aquela porção em um copo de água e jogue por cima do arroz. Leve a panela de volta ao fogo até secar.

• Para saber se a água do arroz que está cozinhando já secou, basta apagar o fogo, molhar o dedo e bater no lado de fora da panela, como se faz com o ferro de passar roupa. Se a panela estalar, significa que a água já secou - se não estalar, o arroz ainda tem água.

• Você pode preparar uma porção de arroz para vários dias, refogando o com bastante óleo, alho amassado e sal, até soltar da panela. Depois, guarde o arroz na geladeira num recipiente de plástico ou de vidro tampado. Retire da geladeira só a quantidade que você vai usar e cozinhe normalmente.

• Depois que o arroz estiver pronto, faça um furo com um garfo e coloque dentro uma colher de sopa de vinagre. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais dois minutos. O arroz ficará mais soltinho.

• Coloque o arroz amanhecido numa panela com um pouco de água, mexa, tampe e leve ao fogo baixo. Depois de alguns minutos ele ficará soltinho e saboroso como o arroz feito no dia.

• Se você pôs muito óleo para refogar o arroz, coloque a água para cozinhar junto com algumas folhas de alface por cima. As folhas de alface absorverão o excesso de óleo.

• Para esquentar o arroz já cozido, basta colocá-lo num escorredor de macarrão e levar ao fogo dentro de uma panela com três ou quatro dedos de água. Deixe a água da panela ferver durante alguns minutos para que o arroz fique quente e soltinho.

• Para tirar o excesso de umidade do arroz guardado em lata, é só colocar uma fatia de pão seco dentro. O pão deixa o arroz seco e soltinho.

• O cheiro e o gosto de queimado sairão facilmente se você enfiar no arroz uma cebola cortada ao meio.

• Você pode dar um sabor muito especial ao risoto se colocar um pouco de cravo-da-índia no tempero.

• Cozinhe o arroz sempre com a panela tampada. Assim ele não perde nem o sabor nem a consistência.

E se o arroz queimou...

• Se o arroz queimar, coloque imediatamente a panela ainda quente e com vapor dentro de um recipiente com água fria. Após alguns minutos o cheiro de queimado desaparecerá. Tire o arroz da panela sem raspar o fundo que queimou.

• Para desgrudar restos de arroz do fundo da panela, coloque um pouco de água e vinagre e deixe ferver. O arroz sairá facilmente.

• Para tirar o cheiro do arroz queimado, basta colocar algumas fatias de pão de fôrma por cima e tampar a panela por alguns minutos.

• Você pode tirar o gosto do arroz queimado se puser um pouco do arroz da panela em cima da pia e em seguida colocar a panela do arroz em cima do arroz tirado. Deixando assim por cinco minutos, o gosto de queimado sairá facilmente.




quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Dicas da Semana - Alface

Já faz tempo que recebi um e-mail dando dicas sobre alimentos, conservação e outras curiosidades. Toda a semana estarei postando alguma dica e espero que aproveitem

Alface:
Para conservar a alface sempre fresquinha, lave bem as folhas e enxugue. Depois, coloque numa vasilha hermeticamente fechada e guarde na geladeira.

Para enxugar a alface com facilidade, coloque as folhas lavadas num pano poroso (como fralda de bebê), junte as pontas, fazendo uma trouxinha, depois sacuda até sair toda a água.
Você pode aproveitar as folhas de alface que não estão com boa aparência para fazer sopas ou recheios, misturando com outras verduras.

As folhas de alface quando cortadas com faca perdem muito seu valor nutritivo. Deixe sempre as folhas inteiras ou rasgue com as mãos.

Procure colocar o sal na alface um pouco antes dá refeição, pois o sal faz com que as folhas murchem rapidamente.

As folhas de alface são ótimas para retirar o excesso de gordura dos alimentos.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Bife à milanesa de forno

Navegando por aí, encontrei essa receita bem saudável para o famoso e delicioso bife à milanesa. Para quem não pode comer fritura ou está de dieta, experimente essa receita, é rápida, fácil e faz bem a saúde!
Bom apetite!


Bife à Milanesa de Forno
Ingredientes
6 bifes de alcatra
1 dente de alho amassado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 ovo
1 xícara (chá) de farinha de rosca
Margarina para untar
Salsa para polvilhar

Modo de Preparo
Bata os bifes e tempere com o alho, sal e pimenta. Passe os bifes no ovo ligeiramente batido e depois na farinha de rosca. Coloque em uma assadeira bem untada e leve ao forno por 15 minutos. Vire os bifes e asse por mais 15 minutos e polvilhe com salsa. Se desejar, sirva acompanhado de repolho roxo ou pure de batatas.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Espaguete à Carbonara


Ingredientes
400 g de espaguete
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
2 dentes de alho
160 g de bacon magro cortado em pequenos dados ou tirinhas
3 ovos inteiros
3 gemas
1 colher (sopa) de queijo pecorino ralado
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
sal e pimenta do reino a gosto


Modo de preparo
Cozinhe a massa em abundante água com um pouco de sal.
Em uma panela, aqueça o azeite, o alho e o bacon até dourar. Descarte o alho.
Em uma tigela, coloque os ovos e as gemas e bata bem até misturar. Acrescente os queijos e tempere com o sal e a pimenta-do-reino.
Aqueça o bacon na panela. Escorra a massa quando estiver 'al dente' e misture imediatamente ao bacon, no fogo. Apague o fogo e incorpore os ovos batidos com queijo.
Misture com delicadeza até os ovos cozinharem com o calor da massa, transformando-se em um creme fluido.
Sirva com queijo ralado polvilhado na hora.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Bôlo Delícia de Limão

Ontem no site da UOL, achei essa receita que é de dar água na bôca! Um bolinho é sempre bem-vindo, a qualquer hora do dia ou da noite. Aproveitem e bom apetite!

Bolo Delícia de Limão
Ingredientes
Para a massa
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
200 g de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
1 xícara (chá) de leite
raspas de 2 limões
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Para o glacê
1/3 xícara (chá) de suco de limão peneirado
2/3 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma de bolo com furo e polvilhe com farinha de trigo.
Passe a farinha, o fermento e o sal pela peneira. Reserve. Na batedeira, bata a manteiga até ficar fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Diminua a velocidade e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite. A cada adição, bata apenas para misturar.
Desligue a batedeira, adicione as raspas de limão e misture com uma espátula. Transfira a massa para a fôrma. Nivele a massa, girando a fôrma rapidamente sobre a mesa.
Leve ao forno pre-aquecido e deixe assar por 45 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto: se sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Depois de pronto, retire o bolo do forno e deixe esfriar por 10 minutos.
Enquanto o bolo esfria, misture bem, numa tigelinha, o suco de limão e o açúcar. Reserve.
Num prato grande, desenforme o bolo e espalhe o glacê com uma colher. Sirva em seguida.

Tempo de preparo: 15 minutos mais 40 minutos no forno
Rendimentos: 12 porções