segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Truques


Truques na cozinha

Como saber se o fermento ainda está fresquinho?
Para saber se o fermento em pó ainda está bom, dissolva uma colherinha de fermento em um copo com água, ele deve soltar bolinhas como um sal de frutas.

Forma de bolo polvilhada com açúcar
Para dar um gostinho de caramelo ao seu bolo experimente polvilhar a forma com açúcar no lugar da farinha de trigo. Mas atenção: esse truque funciona melhor com formas sem buraco no meio.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Ovos Nevados


Li hoje no site do gnt.Globo ( http://gnt.globo.com/Gourmet/Materias/Ovos-nevados--sobremesa-com-sabor-de-infancia-e-a-nova-queridinha-dos-chefs.html ), que os Ovos Nevados é a sobremesa queridinha dos chefs. Realmente é uma sobremesa dos deuses! Leve, de sabor suave e muito gostosa. Aprendi a fazer com minha avó, na verdade no livro de receitas dela, que herdei com muito orgulho. É sempre um sucesso quando faço. Na matéria dizem que essa sobremesa nasceu em Portugal, outros dizem que foi na Itália, mas não estou nem um pouco interessada nisso, quero mesmo é degustar essa maravilha!

Essa é minha dica de hoje, provem Ovos Nevados! Ah, eles não levam canela!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Café com sal

Gente, eu li!!! Não estou maluca ainda!!! Café com sal!!! Sou uma viciada em café e até consigo suportar bebê-lo frio, gelado e sem açucar... mas com sal??? nem pensar!!! Não contem comigo para provar tal coisa! Deve ser terrível! Mas lá em Taiwan mcafé com sal virou moda. Segundo os especialistas locais, "o segredo do sucesso é a sequência de sabores que a bebida proporciona. O sal aflora os sentidos e em seguida as papilas gustativas sentem o gosto adocicado do café."
Que horror!!!
De qualquer maneira, o link está aí para quem quiser ler sobre o assunto.

http://revistaespresso.uol.com.br/Edicoes/25/sim-com-sal-a-busca-pela-potencializacao-do-sabor-150288-1.asp

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Rodízio de Pizza


Nessa sexta feira, minha sugestão é o rodízio de pizza do restaurante Oliva, no Rio Design Leblon. As pizzas são de massa fina, feitas na hora e tem vários sabores. São muito saborosas!
O atendimento é que deixa a desejar, mas nada que uma reclamação não resolva (o que não precisaria acontecer). Mesmo assim, não deixe de experimentar, vale a pena!
Boa sexta feira!
Shana Tová!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Panela de Pressão


A panela de pressão é uma mão na roda na cozinha, você economiza tempo, gás e dinheiro. Confesso que sempre tive muito medo delas e só tive a minha primeira panela de pressão há uns 9 anos atrás, por aí. Medo mesmo! Aquela válvula apitando, as histórias que escutamos por aí, tudo isso me deixava apavorada. A da minha avó explodiu uma vez, deixando a cozinha um mar de feijão! Até na lâmpada do teto tinha feijão! Mas como temos que enfrentar nossos medos para viver melhor, enfrentei o meu e ganhei uma de presente. Realmente uma beleza, uma tranquilidade. E navegando por aí, li a notícia que as panelas de pressão vão ficar mais seguras. A garantia de qualidade vai ter o selo do Inmetro, que indica que o produto passou por testes e que o risco de acidente é quase zero. De 200 fábricas no país, 4 já fazem panelas com as novas normas.

Você também pode fazer a sua parte e tomar alguns cuidados importantes:
- Mantenha sempre limpa a válvula de alívio da panela, aquela que chia, mantendo-a sempre desobstruída;
- Verifique se a válvula não está deformada, decorrente de algum impacto;
- Troque a válvula a cada cinco anos e somente em representantes autorizados, e
- Durante o cozimento, mantenha o fundo da panela sempre plano, não deixe o cabo da panela fora dos limites do fogão e nem permita que crianças fiquem na cozinha.

É isso!
Bom apetite!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Excesso de açúcar

Lendo por aí, encontrei essa matéria muito interessante para quem procura saúde e bem estar. Fique atento!

Excesso de açúcar prejudica memória após os 40 anos
Estudo recente, porém, indica que a prática de exercícios fortalece a capacidade do organismo de quebrar glicose
Conforme envelhecemos nossa memória falha com mais frequencia. Esquecemos onde está a chave de casa, do carro e o que fizemos na terça passada. Um estudo associou essa falha de memória a níveis altos de açúcar no organismo. A partir dos 40 anos, o nível de açúcar no sangue começa a subir e é quando o corpo se torna menos capaz de metabolizar essa glicose.
Os problemas senis para recordar levaram cientistas a acreditar na existência de interrupções no hipocampo – uma área que tem, entre outros papéis, o de “salvar lembranças”, permitindo a retenção de novas informações. Usando ressonância magnética funcional, os pesquisadores observaram os efeitos da glicose sanguínea elevada no hipocampo de 181 indivíduos com 65 anos ou mais, sem histórico de demência. Eles descobriram que níveis elevados de açúcar prejudicavam a função de uma parte do hipocampo chamada giro dentado, que é o principal ponto afetado pelo envelhecimento, de acordo com o autor do estudo, o neurologista Scott Small, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.
A glicose no sangue, porém, não é o único fator a afetar o desempenho do giro dentado. Em 2007, um estudo, do qual Small também participou, mostrou que exercícios melhoraram sua função, tanto em animais quanto em humanos. As pesquisas mais recentes, segundo ele, sugerem que esses efeitos positivos podem resultar da influência da prática de exercícios na capacidade do corpo de quebrar glicose. “Se for possível corrigir a intolerância à glicose, que sabe dentro de algum tempo seja possível ‘esquecer o esquecimento’”, diz o psiquiatra Mony de Leon, da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos.

Hoje é sexta feira, se beber vá de táxi!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Receita de Crepe

Nas minhas viagens por aqui, encontrei essa receitinha de crepe de arroz muito interessante. Deve ser muito gostosa e prática, pois você pode aproveitar as sobras de arroz e rechear com outras sobras como carne, frango, queijos, legumes e etc.
Link da receita é:
http://mdemulher.abril.uol.com.br/culinaria/receitas/crepe-arroz-483895.shtml

Foto: Ormuzd Alves

CREPE DE ARROZ
Ingredientes
Massa:
. 1 xícara (chá) de arroz cozido
. 1 e 1/2 xícara (chá) de leite
. 2 ovos
. 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
. Sal a gosto.

Recheio:
. 1 xícara (chá) de ricota esfarelada
. 1 xícara (chá) de maionese
. 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
. Sal e salsa picada a gosto
. 3 xícaras (chá) de molho de tomate

Modo de preparo
Massa: No liquidificador bata o arroz, o leite, os ovos, sal e a farinha até formar uma mistura homogênea. Em uma frigideira pequena antiaderente e untada ponha porções da massa e doure os crepes dos dois lados. Reserve.

Recheio: Misture a ricota, a maionese, o queijo ralado, sal e salsa. Recheie os crepes e transfira para um refratário. Cubra com o molho de tomate e aqueça no forno. Sirva em seguida.

Dica: Você pode substituir a ricota por queijo cottage. Também fica muito leve e saboroso.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

7 de setembro

Como não poderia fazer diferente, saí do trabalho e comi uma senhora pizza nesse dia da Independência. Isso mesmo, na Senhora Pizza, uma pequena pizzaria na Cupertino Durão. O forte dela é o delivery, mas também dá para comer por lá mesmo. O lugar é muito simples, com mesas e cadeiras de plástico, mas o sabor das pizzas é muito bom e tem sempre uma boa promoção. Sempre que estou com o tempo curto e o dinheiro também, faço um pit stop por lá. Recomendo a Toscana, que tem azeitonas pretas, cebola e calabresa. E de sobremesa uma de banana. É muiiito gostosa, umas das melhores que já comi até hoje!

domingo, 6 de setembro de 2009

Domingão


Hoje tive que trabalhar cedo e acabei almoçando muito antes do que costumo, para um dia de domingo. Comi uma comidinha bem simples, gostosa e colorida. Mas como não sou de ferro, na volta do trabalho passei no mercado e comprei uma linguiça fina para comer fritinha. A receita é simples:
corte fatias bem finas de linguiça e coloque-as numa panela ou frigideira e leve ao fogo. Se começarem a grudar no fundo, pingue umas gotinhas de azeite. A própria gordura da linguiça não deixa elas grudarem. Quando estiverem bem douradas, tostadinhas mesmo, coloque 1 cebola cortadas em rodelas bem finas também. Deixe tudo ficar bem tostadinho. Está pronta essa delícia que quebra um galho quando se está com fome. Pode ser acompanhada pelo tradicional arroz, feijão e farofa, ou comer pura mesmo. Hoje comi com pãozinho de cachorro-quente. Muito bom também!

sábado, 5 de setembro de 2009

Chocolate

Não sou chocólatra mas gosto muito de um chocolatinho. Quando estou à noite no computador, adoro degustar um e quando bate a TPM também. E foi numa dessas que corri atrás de um para comer e me deparei com esse Hershey's de Ovomaltine. Gente, o que é isso!!! Mistura perfeita para quem ama os dois. Eu AMO Ovomaltine! Esse vício começou de pequena, quando comia puro na xícara de café da minha mãe. Depois passei para a xícara de chá e por fim, o copo. Um dia um primo me ensinou que colocar um pouco de leite condensado por cima, era maravilhoso! Nooossa, larica mais gostosa não existe! É muito bom! E digo mais, como isso até hoje, principalmente quando estou na TPM. Não deixe de provar!
Se você ainda não experimentou o chocolate de Ovomaltine, vá comprar já, garanto que vai se viciar também!

Feliz!


Muito bom saber que o Boquinha está agradando! Hoje encontrei um amigo que fez elogios ao blog, chegou a chamá-lo de água na boca... achei muito legal! Isso prova que o as postagens dão água na boca! Uma outra amiga também falou que acompanha o blog e que adora as dicas.
Por favor, escrevam tudo isso aqui no blog mesmo, eu agradeço!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Brigadeiro de Capuccino


Descobri essa delícia no site da UOL. Deve ser dos Deuses!
Prometo fazer nesse fim de semana e compartilhar o resultado com vocês,
o mais breve possível.


Brigadeiro de Capuccino
Rendimento: 24 docinhos pequenos
Tempo de preparo: 10 minutos

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de chocolate em pó
1 colher de chá de café solúvel
1 colher de café de canela em pó
1 colher de sopa de manteiga

Modo de preparo
Leve todos os ingredientes ao fogo baixo e não pare de mexer até a mistura desgrudar do fundo da panela (aproximadamente sete minutos). Espere esfriar e faça as bolinhas. Se quiser, cubra com chocolate em pó.